Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Histórico

Histórico

por admin publicado 01/04/2015 19h00, última modificação 01/04/2015 19h00
Unidade em expansão

O Campus Paraíso do Tocantins, até o final de 2008, era denominado UNED Paraíso (Unidade de Ensino Descentralizada de Paraíso da Escola Técnica Federal de Palmas). A Escola Técnica Federal de Palmas – ETF PALMAS, agregou o Centro de Educação Profissional de Paraíso do Tocantins, construído a partir de um convênio celebrado entre a Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Tocantins e o PROEP/MEC (Convênio 063/2001), cujo processo de federalização faz parte do plano de expansão I da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Implantado desde o ano de 2007, o Campus Paraíso do Tocantins (UNED de Paraíso) teve suas aulas iniciadas no dia 05 de novembro daquele ano, mas sua inauguração oficial ocorreu somente no dia 08 de novembro. Na manhã do dia 08 de novembro de 2007, quinta-feira, a comunidade, servidores e lideranças políticas estiveram presentes na inauguração oficial da UNED Paraíso.

A unidade iniciou com capacidade para oferecer formação tecnológica a 960 estudantes da região. Participaram do evento, entre outras autoridades, o diretor-geral da ETF no Tocantins, Hércules Procópio; o diretor de sede da UNED, Octaviano Furtado; o prefeito de Paraíso, Arnaud Bezerra; o Governador do Estado do Tocantins Marcelo Miranda; o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Professor Eliezer Pacheco. As autoridades visitaram as instalações da unidade e tiveram a oportunidade de dialogar com alguns dos 160 estudantes matriculados nos quatro cursos técnicos que a unidade oferecia. Funcionários e professores da unidade sede de Palmas também prestigiaram o evento.

O primeiro vestibular ocorreu em 5 de agosto de 2007, com os cursos técnicos subsequentes em Agroindústria (40 vagas); Desenvolvimento Sustentável (40 vagas); Informática (40 vagas) e Gestão Empresarial de Bens e Serviços (40 vagas). Com o advento da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a UNED Paraíso transformou-se no campus do Instituto Federal do Tocantins, atendendo à chamada pública do Ministério da Educação para que as escolas se tornassem Institutos Federais possibilitando oferecer, além dos cursos de nível médio, também cursos superiores e pós-graduação.