Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos > Técnicos > EAD > Técnico Subsequente em Meio Ambiente

Técnico Subsequente em Meio Ambiente

por admin publicado 11/03/2015 16h28, última modificação 06/04/2015 10h53

Sobre o curso

por admin publicado 11/03/2015 16h28, última modificação 06/04/2015 10h51
Meio Ambiente

O curso técnico em Meio Ambiente, modalidade EAD, tem o objetivo de formar jovens e adultos aptos ao exercício da profissão de Técnico em Meio Ambiente, responsáveis pela execução de todas as atividades de coleta, seleção e tratamento de dados, e pela orientação e realização de controle de processos voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável.

1. Ter visão sistêmica do meio ambiente, saúde e segurança, que atua de forma autônoma e inovadora, acompanhando a evolução da profissão.

2. Aplicar e respeitar as normas de proteção e de prevenção do meio ambiente, saúde e segurança no
trabalho.

3. Ter habilidades de comunicação e de trabalho em equipe multidisciplinar, atuando em ambientes
naturais, urbanos e rurais, nas esferas pública, privada ou organizações não governamentais.

4. Agir com ética profissional, sustentabilidade, flexibilidade, responsabilidade social e domínio do
saber-fazer, do saber-ser, do saber-saber e do saber-conviver.

5. Atuar em atividades ligadas às questões ambientais, possuindo uma formação que estimula o
desempenho de ações que visam à preservação do meio ambiente, respeitando a cultura e a história
local.

6. Saber fazer uso racional dos recursos naturais; executar planos de ação e manejo destes recursos
de forma crítica, criativa e sustentável.

7. Estabelecer controle e tratamento dos resíduos poluentes gerados pelas atividades humanas, contribuindo para o desenvolvimento de projetos e ações que visam diminuir as desigualdades sociais, através da educação e da inserção das comunidades nas atividades produtivas sustentadas.

Perfil do Egresso

por admin publicado 11/03/2015 16h28, última modificação 06/04/2015 10h52

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o Técnico em Meio Ambiente é o profissional que coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais; colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais; auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental; atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem; bem como identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

Corpo Docente

por admin publicado 11/03/2015 16h28, última modificação 06/04/2015 10h53

O corpo docente do curso técnico em Meio Ambiente – professores e tutores a distância – será selecionado através de edital público, que deverá exigir os seguintes critérios mínimos: ser graduado na área do componente curricular, ser servidor público federal, ter no mínimo um ano de experiência no magistério, disponibilizar 20 horas semanais para ministrar a componente curricular em Ambiente Virtual de Aprendizagem e para viagens aos polos, inclusive aos finais de semana, e outros a serem definidos pela coordenação do curso.