Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Setor Biopsicossocial > Psicologia

Psicologia

por admin publicado 11/03/2015 16h28, última modificação 11/03/2015 16h28
Apresentação

O profissional de Psicologia no âmbito escolar aparece como um mediador das relações de ensino-aprendizagem, contribuindo para alcançar os objetivos educacionais e para a recuperação da capacidade de transformação contínua da Instituição Educacional. O psicólogo educacional desenvolve o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Além disso, é responsável pela promoção da saúde mental da comunidade escolar (discentes, docentes e servidores) e os pais dos estudantes, utilizando de métodos e técnicas psicológicas para promover a melhora na qualidade e eficiência do processo educacional, atuando em um trabalho contínuo junto com todos os membros que fazem parte da escola: alunos, educadores. O trabalho não será desenvolvido apenas para mediar conflitos, mas também para desenvolver tarefas que visem a sua prevenção. Um fator fundamental para a atuação institucional é o trabalho em equipe interdisciplinar, especialmente com a equipe pedagógica, serviço social e os demais setores da instituição.

Ações:

  • Orientação Vocacional/Profissional

Programa realizado em grupo com o objetivo de contribuir com os estudantes dos cursos superiores e os Técnicos Subsequentes na construção de uma maior reflexão sobre seu processo de escolha profissional, buscando aperfeiçoar a autonomia, conhecimento de si mesmo e a responsabilidade por suas escolhas.

  • Palestras e Oficinas Temáticas

O Serviço de Psicologia, em parceria com outros profissionais da instituição e também de outras instituições, realizará seminários e palestras destinadas ao público interno de acordo com as demandas encontradas.

  • Evasão Escolar

Propor ações acerca da evasão escolar e realizar intervenções, auxiliando os diretores, gestores e o corpo docente no resgate desses alunos.

  • Atendimentos Individuais

Disponibilizar escuta pontual aos alunos, docentes e demais colaboradores do instituto, analisando as queixas apresentadas e identificando quais os setores do IFTO podem contribuir para a resolução das demandas. Se necessário, encaminhar-se-á para outras instituições que ofereçam o tratamento adequado.

  • Análise da Instituição

Levantamento contínuo, junto à comunidade escolar, das expectativas, necessidades e demandas em relação à Instituição, intervenção situacional na mediação de conflitos; apoio a iniciativas na qualidade de vida no trabalho (docentes e demais servidores).

  • Ação Pedagógica

Participação na elaboração de planos e ações educativas, tendo como meta a qualidade do ensino e assessoramento para a construção de alternativas metodológicas.

  • Participação nas atividades educativas em sala de aula

O Serviço de Psicologia poderá contribuir com as atividades educativas em sala de aula, auxiliando os docentes, compreendendo que a riqueza de um trabalho como esse reside na articulação de áreas distintas e complementares do conhecimento.

 

  • Reuniões com os Pais

 

Promover encontros mensais com pais de alunos do Ensino Médio integrado do IFTO, para a orientação destes acerca de temas e assuntos discutidos no campus para subsidiá-los no acompanhamento da vida escolar de seus filhos, compreendendo suas realidades, e favorecendo sua integração com os processos educacionais e maturacionais de seus filhos.

 

Servidores responsáveis:

 

Rosângela Veloso de Freitas (Psicóloga)

Amarildo da Silva Cunha (Psicólogo)