Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de cursos tecnológicos do IFTO têm oportunidade de realizar intercâmbio no Canadá

Notícias

Alunos de cursos tecnológicos do IFTO têm oportunidade de realizar intercâmbio no Canadá

por Thâmara Filgueiras publicado: 23/05/2017 17h30 última modificação: 23/05/2017 17h30

Se você quer enriquecer seu currículo e ganhar uma experiência profissional incrível, não pode deixar de participar dessa oportunidade. É que estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudo Canadá-Brasil, que integram o Ciência sem Fronteiras (CsF). O prazo para inscrição e envio de documentação segue até o dia 12 de junho. 

Para participar, o estudante precisa cumprir os itens de elegibilidade, descritos no item 6 da Chamada Pública Conif/AI nº 1/2017, e enviar o formulário de inscrição e os documentos comprobatórios para o e-mail assint@ifto.edu.br. O IFTO poderá indicar dois candidatos para participar do programa, que concorrerão às vagas disponibilizadas.

O intercâmbio visa oportunizar aos estudantes da região Norte do país estudar em uma instituição canadense, o que possibilitará ao candidato contemplado aprofundar os estudos em um dos idiomas oficiais do país - inglês ou francês. A duração do intercâmbio será de até 16 meses, e, durante esse período, o estudante vai realizar um curso de línguas e dois semestres acadêmicos, além de ter a oportunidade de participar de estágio ou projeto de pesquisa.

Acesse o Formulário de Inscrição, o Formulário de Liberação de Informações Pessoais, as listas de colleges e programas disponíveis nos links:

Inglês: https://www.collegesinstitutes.ca/news-centre/calls-for-submission/canada-and-brazil-scholarship-program/

Francês: https://www.collegesinstitutes.ca/fr/centre-des-nouvelles/appels-de-soumission/programme-de-bourses-canada-et-bresil/

Veja também a retificação da chamada pública

História de sucesso

O IFTO já enviou diversos estudantes para realizarem intercâmbio em outros países. Um desses estudantes foi o Bruno Mota Soares, estudante do Campus Palmas, que residiu por mais de um ano no Canadá, por meio do programa Ciência sem Fronteiras. "Desde criança eu tinha o sonho de morar fora do Brasil. Quando eu fiquei sabendo do programa, vi a oportunidade que eu poderia praticar o inglês, que é um idioma que eu sempre tentei aprender. Eu queria falar esse idioma em nível de fluência. Então eu pensei ser essa a oportunidade da minha vida. Corri atrás e fiz tudo dentro do possível para ir ao Canadá", disse Bruno.

Ele ficou em Ottawa, capital do Canadá, e teve a oportunidade de aprofundar os estudos na língua inglesa, além de aprender o francês, que é o segundo idioma falado no país. Enquanto isso, Bruno deu sequência aos estudos tanto na área de Engenharia Civil, como nas Ciências da Construção e Engenharia Elétrica, durante as aulas que frequentou na universidade canadense. Ele reforça a importância de ir em busca dos sonhos e de uma melhoria profissional e também pessoal. "Você realmente tem que ir atrás, se jogar, enxergar as oportunidades e entender que isso é um processo, que não é algo que se resolve de um dia para o outro", reforçou.