Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arte e esporte marcaram abertura dos Jogos no Campus Paraíso

Notícias

Arte e esporte marcaram abertura dos Jogos no Campus Paraíso

por Thâmara Filgueiras publicado: 20/06/2017 18h09 última modificação: 20/06/2017 19h15

Com uma energia positiva, estudantes e servidores do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) iniciaram as atividades da 7ª edição dos Jogos Internos do IFTO, o Jifto, que, este ano, é sediado pelo Campus Paraíso do Tocantins. Mais de 500 estudantes-atletas que participam das competições estiveram reunidos na solenidade de abertura do evento, que aconteceu na noite desta segunda-feira, 19.

O evento também abriu a X Semana Cultural do Campus Paraíso do Tocantins e as comemorações dos 10 anos da unidade. Para formalizar a abertura dos eventos, o reitor do IFTO, Francisco Nairton, o diretor-geral do campus, Antonio da Luz Junior, o coordenador de Esportes do IFTO, Gilvanio Alves Pereira, e o presidente da comissão organizadora da Semana Cultural, Roberto Sales, deram as boas-vindas aos participantes dos eventos, e destacaram a importância da integração entre os participantes em prol da arte e do esporte.

O reitor Francisco Nairton destacou o envolvimento dos servidores na realização dos jogos, em especial daqueles que são de outras áreas e que participam ativamente do evento, seja acompanhando e auxiliando nos treinos das equipes, seja na organização das atividades. "São servidores que se empenham e que ajudam diretamente no acontecimento desse evento. Um parabéns a todos os servidores que contribuem para a realização dos nossos eventos", disse Nairton em seu discurso.

O diretor-geral do Campus Paraíso do Tocantins, Antonio da Luz Junior, ressaltou a tradição da Semana Cultural, que é realizada desde o primeiro ano da unidade, e enfatizou o potencial que o campus tem para desenvolver eventos artísticos. "Saímos recentemente de Gurupi, onde aconteceu o Ifestival, em que várias unidades participaram com apresentações belíssimas, mas também precisamos fomentar para que eventos iguais a esse aconteçam em todos os campi", afirmou Antonio, e agradeceu à comissão organizadora dos dois eventos.  

Gilvanio Pereira, coordenador de Esportes do IFTO, destacou o aumento no quantitativo de estudantes que participam do Jifto: "nos primeiros jogos, que aconteceram no Campus Araguatins, em 2010, eram menos de 200 atletas competindo. Hoje são mais de 500". O presidente da comissão organizadora da Semana Cultural, Roberto Sales, destacou a importância da arte, especialmente nos momentos de crise, e completou: "vivenciem a arte!".

Atrações culturais

Como parte da programação da X Semana Cultural, a solenidade de abertura foi repleta de apresentações artísticas. Para começar, a execução do Hino Nacional ficou por conta da banda municipal Cora Coralina, sob a regência do maestro Aldo José. A banda também interpretou a canção "Estúpido cupido", de Celly Campello. 

O grupo de dança do Campus Paraíso do Tocantins "The ten" deu continuidade às apresentações culturais, e destacou o esporte aliado à dança. Em seguida, estudantes do Campus Araguaína apresentaram uma atração de dança. Estudantes do campus-sede do evento também apresentaram uma paródia da música "Despacito", e, na letra, os alunos convidaram todos a participarem do Jifto.

Confira a programação completa da X Semana Cultural.