Histórico

O Campus Paraíso do Tocantins, até o final de 2008, era denominado UNED Paraíso (Unidade de Ensino Descentralizada de Paraíso da Escola Técnica Federal de Palmas).

A Escola Técnica Federal de Palmas – ETF PALMAS, agregou o Centro de Educação Profissional de Paraíso do Tocantins, construído a partir de um convênio celebrado entre a Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Tocantins e o PROEP/MEC (Convênio 063/2001), cujo processo de federalização faz parte do plano de expansão I da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Na manhã do dia 08/11/2007, quinta-feira, comunidade, servidores e lideranças políticas estiveram presentes na inauguração oficial da UNED Paraíso. A unidade iniciou com capacidade para oferecer formação tecnológica a 960 estudantes da região. Participaram do evento, entre outras autoridades, o Diretor Geral da ETF no Tocantins, Hércules Procópio; o Diretor de sede da UNED, Octaviano Furtado; o Prefeito de Paraíso, Arnaud Bezerra; o Governador do Estado do Tocantins Marcelo Miranda; o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Professor Eliezer Pacheco. As autoridades visitaram as instalações da Unidade e tiveram a oportunidade de dialogar com alguns dos 160 estudantes matriculados nos quatro cursos técnicos que a Uned oferecia. Funcionários e professores da unidade sede de Palmas também prestigiaram o evento.

Com o advento da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008 a UNED Paraíso,  transformou-se num campus do Instituto Federal do Tocantins, atendendo à chamada pública do Ministério da Educação para que as escolas se tornassem institutos federais possibilitando oferecer, além dos cursos de nível médio, também  cursos Superiores e Pós-Graduação.